No âmbito do Projeto “Educar para a cidadania global – contributos para a área curricular de cidadania e desenvolvimento”, procedeu-se à identificação de recursos educativos produzidos por diferentes instituições, suscetíveis de se constituírem como elementos de suporte ao trabalho pedagógico a desenvolver pelos professores da área.
A listagem disponibilizada através deste site, com autorização das entidades que os criaram e desenvolveram, a quem muito se agradece, apenas integra recursos que incluem propostas/sugestões de atividades suscetíveis de serem desenvolvidas nas escolas e que contribuam para a construção de atitudes, valores e competências inerentes à compreensão e análise dos processos complexos da globalização, enfatizando o papel das escolas, professores, educadores e de cada um/a na construção de um mundo mais justo, equitativo, interdependente, sustentável e solidário.
A listagem inclui recursos, exclusivamente em língua portuguesa, disponibilizados pela DGE e recursos acessíveis através dos sites de diferentes ONGDs a trabalhar nas áreas de ED/ECG.
Em relação a cada recurso procede-se à identificação de:
- Autoria/Edição (por vezes, dos responsáveis pela tradução/implementação em Portugal);
- Destinatários indicados pelos autores/editores (podendo haver atividades diferenciadas por faixas etárias ou atividades que se aplicam a várias faixas etárias ou ciclos de ensino);
- Data de edição (sempre que disponível);
- Domínios da área curricular de Cidadania e Desenvolvimento que aborda;
- Formato: itinerário – pressupõe sempre diferentes tipos de atividades, podendo ser longo (mais de 3 sessões) ou curto (2 ou 3 sessões); jogos – inteiramente online ou desenvolvidos presencialmente; atividades únicas – para desenvolver numa aula ou sessão.