Oficinas de formação de Professores

“Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global – contributos para a componente de Cidadania e desenvolvimento”

Enquadramento

Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania preconiza o «reforço da temática de Educação para a Cidadania nos currículos escolares». O Ministério da Educação reconhece a Educação para o Desenvolvimento (ED) como uma das áreas temáticas da Educação para a Cidadania. A ENED 2018-2022 concorre para a Meta 4.7 do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 e é complementa pelo «Referencial de Educação para o Desenvolvimento — Educação Pré -Escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário», elaborado pela DGE, que visa enquadrar a intervenção pedagógica na área da ED e promover a sua implementação no ensino formal, contribuindo, assim, para consolidar a integração da ED nos currículos escolares.

Estas oficinas são realizadas no contexto deste projeto, em parceria com o Centro de Formação Júlio de Resende que desenvolve o processo de divulgação e seleção dos candidatos e a toda a gestão logística das mesmas.


Objetivos a atingir:

  • Refletir sobre o conceito de ED à luz da literatura especializada e à luz dos documentos orientadores e referenciais, a nível nacional e internacional.
  • Reconhecer a importância do Referencial de Educação para o Desenvolvimento e o seu contributo para a implementação da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento;
  • Analisar materiais de ED e sua relevância para a implementação da área da Cidadania e Desenvolvimento, em parceria com organizações da sociedade civil;
  • Promover a produção de materiais pedagógicos em ED a partir das necessidades e potencialidades existentes nas escolas e na comunidade educativa;
  • Proporcionar o estabelecimento de parcerias entre escolas do Norte Global e Sul Global com o objetivo de promover a aprendizagem sobre ED.


Conteúdos da ação:

Conceito de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global (ED/ECG); Fundamentos, dimensões e princípios da ED/ECG (3 horas) História e origens da ED; Percurso histórico da ED: Perspetivas em ED – As cinco gerações de ED. (2 horas); A Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global: contributos para a componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento; Temáticas da ED/ECG e sua relevância para a componente de Cidadania e Desenvolvimento (3 horas) Materiais em ED/ECG (Identificação , análise, adaptação e construção de materiais pedagógicos) (4 horas) Parcerias entre escolas do Norte Global e Sul Global: caraterísticas, princípios, experiências existentes e formas de atuação específica (3 horas).


1ª Oficina

A primeira oficina decorreu de 8 de maio a 26 de junho de 2019, de forma presencial, no Centro de Formação de Professores Júlio de Resende, em Gondomar, com a participação de 20 professores/as. Apresentam-se de seguida relatos de 2 professores/as:

“Percebi que esta área curricular está muito mais para além das atitudes dos alunos nas diferentes disciplinas.  É a forma como a escola pode e deve formar e transformar os jovens em cidadãos/cidadãs globais”.

“A ação permitiu alterar a minha forma de ver esta disciplina a vários níveis, sobretudo no ponto de vista do desenvolvimento…A minha visão das temáticas foi muito alargada, com conhecimento de novas estratégias e metodologias que eu desconhecia ou não direcionava tanto para esta disciplina, mas para outras”.


2ª Oficina

A segunda oficina decorreu também em formato presencial, no Agrupamento de Escolas de Rio Tinto, com a presença de 19 professores/as, de 16 de outubro a 4 de dezembro de 2019. De seguida apresentam-se alguns testemunhos de professores/as.

“A frequência desta ação acabou por me apaixonar, por despertar em mim uma vontade de trabalhar vários temas com os meus alunos (…) Os ensinamentos que trouxe da ação, serão ferramentas fundamentais para trabalhar projetos e atividades que certamente irão trazer muita motivação e satisfação quer a mim, quer às minhas turmas.”

“Para quem em contexto profissional, todos os dias, tem que trabalhar com uma “massa humana” heterogénea e muito versátil, participar numa formação deste âmbito foi um desafio arrojado, mas muito enriquecedor, uma vez que perante o novo paradigma da educação – “Educação para a Cidadania Global” – torna-se fundamental a utilização de metodologias interativas e estratégias diferenciadas com a finalidade de incutir formação integral nos discentes. O papel da educação vai mais além do desenvolvimento do conhecimento e de capacidades cognitivas e passa pela construção de valores, competências socio emocionais e atitudes entre alunos que possam facilitar a cooperação internacional e promover a transformação social”.

“Como professores globais, também nós temos de nos informar e refletir sobre as problemáticas atuais, pensar soluções conjuntas e contribuir para o desenvolvimento da sociedade. Neste campo, têm-se revelado algumas limitações na atuação dos professores, que poderão ser colmatadas com a frequência de formações como esta e com a criação de grupos de professores/escolas que partilhem e reflitam sobre as suas práticas, com o objetivo de encontrar novas estratégias, novos materiais e novas formas de olhar o mundo. Destes encontros saímos revigorados, cheios de ideias e energia para transformar as nossas salas de aula e, se possível, as nossas escolas, as nossas comunidades e, porque os resultados se ecoam globalmente, neste planeta”.


3ª Oficina A terceira oficina decorreu em tempo de pandemia, com os constrangimentos a ela associados e, portanto, em formato online, de 27 de abril a 22 de julho, com a participação de 12 professores/as.