Equipa

Alexandra Sá Costa é professora Auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE-UP), e Investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE). Doutora em Ciências da Educação (FPCE-UP). Áreas de interesse: Políticas Educativas e Educação, Cooperação e Desenvolvimento.

Carla Cardoso é Bolseira do projeto, Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), onde está a finalizar o seu doutoramento na mesma área. Área de Interesse: educação de jovens e adultos, educação não-formal e informal, direitos humanos e cidadania global, desenvolvimento e associativismo e movimentos sociais.

Elisabete Ferreira é Professora Auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE-UP), e Investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE). Doutora em Ciências da Educação (FPCE-UP). Pós-graduação em Organizações e Administração Educacional (IE-UM). Áreas de Interesse: mentoria no ensino superior; educação, desenvolvimento e cidadania; comunicação, escola, democracia e direitos humanos; organizações, administração e gestão educacional e escolar.

João Caramelo é Professor Auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE-UP), e Investigador do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE). Doutor em Ciências da Educação (FPCE-UP). Áreas de Interesse: relações entre educação de adultos e desenvolvimento.

Júlio Santos é Doutorado em Educação pela Universidade de Sussex, Reino Unido. Professor destacado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Investigador no Centro de Estudos Africanos da UPorto (CEAUP) e colaborador do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE.  Áreas de interesse: Educação para a Cidadania Global e Educação em Emergências.

Teresa Medina é Professora Auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE-UP), e Investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE). Doutora em Ciências da Educação (FPCE-UP). Áreas de interesse: educação/formação de jovens e adultos; desenvolvimento, cidadania global e direitos humanos; educação, associativismo e movimentos sociais; mentoria interpares no ensino superior.

Organização dos Estados Ibero-Americanos

Paula Barros é Coordenadora de Programas na Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura – OEI. Licenciada em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, e com uma Especialização em Relações Interculturais, pela Universidade Aberta de Lisboa, tem ainda várias formações especializadas na área da gestão do ciclo do projeto, de gestão e inovação nos servições públicos. Tem uma experiência profissional de cerca de 25 anos no âmbito da Cooperação para o Desenvolvimento, tendo ao longo da sua carreira assumido funções de gestão e direção a diferentes níveis, tendo sido Diretora de Serviços de Cooperação e Adjunta para a Cooperação do Conselho Diretivo do Camões, I.P. Coordenou a preparação de programas indicativos de cooperação, a representação nacional em reuniões e cimeiras multilaterais, no quadro do sistema das Nações Unidas, da CPLP e do sistema Ibero-Americano e participou em Grupos de Trabalho e de Peritos da União Europeia, bem como a negociação de processos de cooperação delegada. É Presidente do Conselho Fiscal da Fundação Cuidar o Futuro, responsável pelo legado político de Maria de Lourdes Pintasilgo e membro do Conselho Consultivo da Revista Mundo Crítico – Revista de Desenvolvimento e Cooperação.

Estudantes do Programa de Atividades de Iniciação à Investigação da FPCEUP a colaborar no projeto

Vanusa Paiva de Lima é Bacharel em Fisioterapia como 1ª graduação.  Através de um serviço voluntário em uma comunidade de vulnerabilidade social no Brasil, decidi mudar de área profissional, me especializei em Educação em Valores Humanos e posteriormente ingressei na Licenciatura em Ciências da Educação da Universidade do Porto, onde atualmente curso o 2º ano. O interesse pelo projeto de Educação para a Cidadania Global nasceu pela identificação com a temática e a vontade de querer me aprofundar em conhecimentos e saberes correlatos. Desenvolvi um trabalho socioeducativo há cinco anos, na área dos Valores Humanos: por uma Cultura Cidadã, na Creche Escola Adolfo Bezerra de Menezes na comunidade de Maçaranduba, distrito de São Gonçalo do Amarante, no Estado do Rio Grande do Norte. Brasil.

Mariana Fonseca é finalista da Licenciatura em Ciências da Educação. O interesse no projeto surgiu, em primeiro lugar, pelo interesse anterior na área da Cidadania devido a várias intervenções na Licenciatura. E, em segundo lugar, pelo facto de querer entender de que forma é que a área de Cidadania e Desenvolvimento promove o pensamento e reflexão crítica nos/as alunos/as. As minhas áreas de interesses são, precisamente, a escola, mas também a educação e formação de jovens, designadamente a formal e informal. Este projeto, para mim, funciona como uma ampliação nesse sentido e, especialmente, no sentido de promover a mudança social.

Juliana Fonsêca frequenta Segundo ano da licenciatura em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação na Universidade do Porto. Interessei-me em participar deste projeto, em primeiro lugar, por buscar me envolver mais diretamente com os assuntos em torno da Educação, para além das Unidades Curriculares, e penso que um estudo mais aprofundado sobre a Cidadania e o Desenvolvimento são fundamentais; em segundo lugar, porque me interesso muito pela área de investigação, é um campo importantíssimo para se compreender questões em torno do funcionamento da nossa sociedade. Ademais, tenho a certeza de que esta experiência será uma mais valia para a minha formação enquanto futura profissional de CE e que me proporcionará experiências e conhecimentos que me capacitarão ainda mais para qualquer das áreas de atuação em que eu me vá inserir.